O que é Lomografia? #Parte 3

Oi, Marias. Tudo bem com vocês?!



Esse é o último post sobre um pouco da história da Lomografia, e confesso que vou ficar bem triste com essa partida, mas tudo bem... Em breve teremos mais posts sobre. Então, como prometido, a última parte do "O que é Lomografia". Se você ainda não viu os anteriores, clique aqui para ver a parte 1 e aqui para ver a parte 2.


A Lomo LC-A+ possui todas as características originais da antiga câmera, além de novas possibilidades e melhorias inspiradas diretamente pelos desejos e sugestões da Comunidade Lomográfica Internacional. As principais novas características da câmera consistem de um botão para múltiplas exposições, configuração de ISO/ASA expandido e encaixe para o cabo disparador para longas exposições. Uma das mais simples e imaginativas inovações está na frente da câmera, modificada para que você explore novas possibilidades com diversos acessórios encaixáveis.

Esta cópia da cópia da cópia é, atualmente, quase toda produzida na China. Porém, pequenas quantidades da legendária lente Minitar 1 ainda são produzidas na fábrica LOMO PLC, em St. Petersburg. A câmera é fabricada pela Lomographic Society e pela Colibri Manufacturers. A Lomo LC-A+ foi lançada em setembro de 2006. Desde junho de 2007 também há uma Lomo LC-A+ com a lente Minitar 1 made-in-china. Não é nem preciso dizer que as maravilhosas cópias chinesas da Minitar 1 são capazes de produzir os mesmos resultados da original. A loja atualmente é a Lomography, e a mesma produz diversos modelos de câmeras e acessórios que deixa qualquer um babando. <3


Lomografia hoje é um estilo de fotografia alternativa, e para muitos, uma forma de se soltar e sair das caixinhas do digital. É meio que a válvula de escape, e não só a lomografia, mas a fotografia analógica em geral. Num resumão, lomografia é o estilo de fotografia derivado das câmeras fotográficas da Lomography. 

O grande "boom" rolou no Brasil por volta e 2010 e durou até 2014, atualmente existem sim lomografos ativos, mas infelizmente, até mesmo por causa da saída das lojas da Lomo aqui do país, o movimento enfraqueceu. Mas ainda é possível encontrar diversos grupos de lomografia ativos no facebook. 

Hoje, temos uma legião de lomografos pelo mundo inteiro, a Sociedade Lomográfica Internacional e até a Brasileira. A lomografia não para, sempre com novidades, com novas câmeras, com lojas! Um mundo cada vez mais tecnológico onde o analógico ainda reina com suas distorções, manchas, vinhetas e exposições loucas que se devem tanto ao tipo de material que as câmeras são feitas quanto ao modo despretensioso que elas são usadas, muitas vezes tentando se encaixar (ou desencaixar) das 10 regras de ouro da lomografia.


É isso, galera! Espero que tenha mexido um pouco na cabeça de vocês sobre o que é Lomografia, eu sei que o post ficou meio grande, mas era preciso. Ainda falta bastante coisa, vou fazer aos poucos e de acordo com o que eu notar que está faltando. Dúvidas/sugestões/reclamações deixem nos comentários, eu adoro conversar com vocês!


Beijos e até o próximo! 




Fonte: microsites.lomography.com.br/lca+/history (entrada dia 03/07/2016 às 21:20)

12 comentários:

  1. Nossa que interessante! Não sabia que lomografia era um estilo de foto. Eu achava que era apenas um filtro rs já vi muitos App com o filtro lomo e eles sempre tem uma aparência antiga. Com certeza irei ler os outros post's sobre esse assunto. Todo assunto ligado a fotos ganha minha atenção.

    Parabéns, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido outros posts sobre lomografia e, confesso que, é aquele desejo de sair do digital e fazer coisas novas. Tenho muita vontade de usá-la, quem sabe um dia 😍❤

    ResponderExcluir
  3. Ia morrer e não ia saber o que era 'Lomografia', e olha que eu estou apaixonada por fotografia. Acho que fui crescendo e minha curiosidade sobre o assunto foi morrendo alguns poucos por falta de tempo para pesquisa. Achei o tempo bem interessante.. adoraria ler mais conteúdo assim, você conseguiu ativar um curiosidade.

    Beijos, querida :)

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha uma noção do que era, mas sabia muito pouco. Adorei esse post, tem muitas informações que pra quem cuida de blog e gosta de fotografia deveria saber. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Mulher, que blog lindo, não conhecia. Me senti inculta com esse post ahahahah. Não fazia ideia do que era Lomografia, mas agora já sei. Por acaso acho bem interessante essa versão de fotos alternativas e realmente vários famosos já postaram fotos assim, porque me lembro de ver. Bj!

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bom? Não conhecia nada de lomografia e confesso que fiquei bem intrigada pelo assunto depois de ler seu texto. Vou procurar alguns vídeos no YouTube pra saber ainda mais, mas olha seu post ficou muito explicativo e interessante.

    ResponderExcluir
  7. AMO posts sobre fotografia. Fiz duas disciplinas na faculdade sobre, mas ainda não tive como aprofundar o conhecimento, prático ou teórico, então o seu post foi incrível para me fazer ter vontade de praticar. Só falta a câmera, o que consequentemente é o mais essencial :( HAHAH

    ResponderExcluir
  8. Primeira vez que vejo um post falando sobre fotografia dessa forma tão específica, eu não fazia a mínima idéia de que lomografia era um estilo de fotografia, pra mim era apenas um efeito de foto kkk com certeza vou ler os outros 2 posts pra saber mais!

    ResponderExcluir
  9. Cai aqui nesse post e me interessei pelo assunto. Eu gosto muito de fotografar hoje em dia todo mundo tem essa oportunidade de fazer uma foto e isso bom, porém percebo que as pessoas não buscam conhecimento em relação a fotografia. Gostei muito do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Gente eu não sabia que lomografia é o estilo de fotografia derivado das câmeras fotográficas da Lomography. Amei seu post, deveria fazer mais post assim.. :)

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia sobre a lomografia e é bem novo para mim. Achei legal que você deixou bem explicado, vou procurar saber mais e gostei bastante das fotos ficaram bem alternativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia nada sobre o tema - na verdade fotografia sem duvida não é meu forte. Mas seu post me tirou bastante duvidas sobre o tema, bem esclarecedor. Vou procurar mais para conhecer. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...