O que é Lomografia? #Parte 1

Oi Marias, tudo bem com vocês? 

O post de hoje é sobre uma coisa que eu amo, fotografia analógica, mais especificamente lomografia. Ué, mas que raios é Lomografia, Tai? Segundo o Wikipédia: "Lomografia é um movimento fotográfico que utiliza câmeras automáticas de baixo custo." Tá, mas não é só isso, okay? Acho que pra entendermos bem o que é lomografia precisamos do intensivão rápido sobre a história da lomografia que é bem bacana!

Lomografia origina-se de LOMO (Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie) que, em bom português significa União de Óptica Mecânica de Leningrado.


O fenômeno Lomográfico começou numa manhã ensolarada em St. Petersburg em 1982. Dois homens examinaram uma pequena câmera compacta japonesa chama Cosina CX-1 e decidiram que uma cópia melhorada deveria ser produzida para o prazer fotográfico das massas soviéticas. A Lomo LC-A era, na verdade, uma verdadeira (e descarada) cópia da Cosina. Foi o grande potencial de sua lente de vidro, extrema sensibilidade a luz e robusto corpo que impressionaram o Ministro da Defesa e o Diretor da fábrica LOMO. Com alguns ajustes aqui e ali, a Lomo LC-A foi criada. Ela foi criada para ser uma câmera barata para que os russos pudessem usa-las no seu dia-a-dia, fotografando as coisas do seu cotidiano e mostrar para o resto do mundo o quanto que era "cool" morar na União Soviética.

A primeira série de máquinas Lomo LC-A foram produzidas em massa em 1984. Inicialmente foram fabricadas 1100 unidades por mês, apenas para o mercado Russo. Seguindo a primeira série e um período de ascendência, que durou aproximadamente meio ano – a produção da Lomo LC-A estava no caminho certo. Com 1200 pessoas trabalhando na fábrica, 500 eram montadoras.

A Lomo LC-A rapidamente atingiu o coração e os bolsos dos entusiastas russos de fotografia e, depois de um tempo, passou a ser exportada para os países comunistas da época, como a Ucrânia, Polônia, Tchecoslováquia e até Cuba.

Maio de 1991, Praga. Um grupo de estudantes vienenses exploram a nova democracia Tcheca. Neste período, os dias da LC-A estavam contados. Enfraquecida por conta de câmeras importadas da Ásia, a LC-A estava fora de produção e podia ser encontrada apenas em lojas fotográficas old-school. Foi num estabelecimento como este que os estudantes vienenses se depararam com a adorável Lomo LC-A, comprando algumas por pura diversão. Nas resplandecentes ruas de Praga, usaram seus primeiros rolos de filme: fotografando da cintura, por entre as pernas e, às vezes, olhando no viewfinder.



Depois de se depararem com essas imagens incríveis, a demanda de câmeras LOMO explodiu! Logo, as melhores fontes (e lugares com segurança mais baixa) do antigo Leste Europeu foram contratados para a importação clandestina destas maravilhas fotográficas. Em 1992, a Lomographic Society (Lomographische Gesellschaft) foi fundada em Viena, com o objetivo de espalhar a mensagem da LOMOGRAPHY pelo mundo. Exibições, “Embaixadas Lomo”, festas, workshops e passeios começaram a expor e converter o maior número possível de interessados pelo estilo de vida lomográfico. Na verdade, este progresso foi mais espontâneo e reativo do que jamais poderíamos prever.

Havia apenas um problema com toda essa expansão gloriosa de demanda – uma diminuição constante de fornecimento da LC-A. Para achar a solução para este problema, nossos corajosos “Wieners” começaram uma jornada até a fonte de tudo – a fábrica Lomo Optics de St. Petersburg. Relatando as novidades da explosão lomográfica pelo mundo todo (além de participarem de intensas negociações), os membros da sociedade convenceram a fábrica Lomo e o Sr. Vladimir Putin (o Vice Presidente de St. Petersburg da época!) a começar a produção da maravilhosa LC-A novamente – garantindo com que todos os lomografos fanáticos do mundo tivessem acesso garantido desta maravilha analógica Russa.


O que se passou foi o seguinte: desde 1991 a demanda pela Lomo LC-A vivenciou um declínio gradual a medida que poucas pessoas na Rússia tinham dinheiro para investir numa câmera. Em 1994, quando apenas 30 funcionários estavam trabalhando na Lomo LC-A, toda a produção do último modelo da câmera foi descontinuado e o departamento de câmeras e filmes foi fechado.

Foi justamente aí, quando o futuro da fábrica LOMO PLC era absolutamente incerto e aproximadamente 15.000 funcionários foram obrigados a deixar a companhia, que um grupo brilhante e inovador de lomografos foram a Moscou para exibir suas lomografias.




E para por aqui, galerinha! O post acabou ficando BEM maior do que eu esperava então vou dividi-lo em três partes. Em breve tem mais! 

XOXO, e até o próximo! Tchau!


11 comentários:

  1. Não sabia da existência dessa arte, adorei o post, o contexto histórico foi escrito tão bem <3 Voltando a fotografia, o post ficou muito bom e deu e deu uma ideia clara do que é a lomografia, parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa que história nè, nunca imaginei que até as cameras tem boas histórias para nos passar. Se não lesse o seu post nunca ia saber o que è Lomografia.
    Otimo conteúdo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu descobri a minha paixão por fotografia a um tempo atrás, ainda não tenho condições de comprar uma câmera, e quando tiver, provavelmente será utilizada pra fotografar meu próprio dia dia. Eu adoro os efeitos puxados pro black ehite e lomo, por isso adorei esse post, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ola, tudo bem, eu não sabia o que era lomografia, depois desse seu post agora ficou bem explicado. Gostei muito da forma como tratou o assunto buscando eventos históricos. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu estudo Publicidade e Propaganda e tive uma disciplina de Fotografia Básica onde aprendemos exatamente sobre a Lomografia e outras formas de fotografia bem no início dessa iniciação, né?

    Curti demais seu post, bem explicativo. Tô doida pra ver os outros posts pra relembrar minhas aulas de fotografia, porque já faz um tempinho, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. nossa, quanta informação, eu nem sabia que existia isso e achei muito bom esse esclarecimento <3 amei ... amei... amei

    ResponderExcluir
  7. Eu amo fotografia e tenho uma irmã fotógrafa. Só acho meio triste o fato de que a fotografia já não é mais tão valorizada como antigamente. Tiramos diversas selfies, editamos, postamos, apagamos e elas morrem... Saudade dos tempos de albuns, onde a família se reunia no almoço de domingo pra relembrar os velhos tempos! <3

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir
  8. ooi flor tudo bem ? adorei conhecer seu blog e adorei seu post voce nao deixou barreira pra duvida mt bem explicado

    ResponderExcluir
  9. Arrasou! Sou apaixonado porfotografia analógica e as LOMOs são as minhas favoritas. Quero comprar uma em breve pra fazer uns looks do dia com ela. hahah ❤

    ResponderExcluir
  10. é uma historia bem interessante, eu mesma não sabia nem que existia isso de lomografia, “Wieners” tiverem de enfrentar muita coisa para chegar onde chegaram, essa historia tem por fim uma mensagem oculta. que é para nos não paramos no 1 obstaculo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...